segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Alaskan Klee Kai



Origem 

O Alaskan Klee Kai foi desenvolvido por Linda S. Spurlin, Wasilla, Alaska, e por sua família para ser uma versão de tamanho reduzido do Husky Siberiano. A partir do começo da década de 70 até 1988, os Spurlins cuidadosamente selecionaram cães para determinar uma altura padrão, aparência e saúde.

Em 1988, tornaram o Alaskan Klee Kai para ser disponível para outras pessoas. Mrs. Spurlin procurou evitar problemas de saúde e temperamento no desenvolvimento da raça, embora isso significasse um crescimento muito devagar do número de Alaskan Klee Kai de modo que a raça ainda é extremamente rara. 

Seu nome era originalmente "Klee Kai of Alaska" mas, em 1995, foi mudado para "Alaskan Klee Kai". Mrs. Spurlin criou o nome "Klee Kai". O Alaskan Klee Kai foi reconhecido pela United Kennel Club em 1º de Janeiro de 1997.


Características 

O Alaskan Klee Kai é uma versão pequena do Husky Siberiano com uma cabeça em forma de cunha caracterizando uma impressionante máscara na face, ouvidos aguçados e um pêlo duplo. O comprimento do corpo é ligeiramente maior que a altura. A cauda é curvada acima das costas ou para o lado quando o cachorro está alerta ou em movimento. A aparência do Alaskan Klee Kai reflete a herança da raça do Norte.

A mais distintiva característica do Alaskan Klee Kai é a máscara facial que pode ser claramente visível devido ao contraste de cores, sendo que a máscara cheia da face é muito desejável. 

Variedade Toy: até 13 polegadas. (32.5cm)
Variedade Miniatura: de 13 polegadas a 15 polegadas. (32.5cm a 37.5cm)
Variedade Padrão: de 15 polegadas a 17 polegadas. (37.5cm a 42.5cm)


Comportamento

O Alaskan Klee Kai é muito curioso, ativo, rápido e ágil. Sua lealdade e atenção fazem do Alaskan Klee Kai um excelente cão de guarda apesar do seu pequeno tamanho. Enquanto é afetuoso com os membros da família, o Alaskan Klee Kai é reservado com os estranhos e em situações não–familiares.


Para saber mais


Akbash Dog



Origem 

O Akbash Dog vem sendo um valioso guardião dos rebanhos por milhares de anos, e, de fato, pode ser o possível ancestral de muitas raças ocidentais. Na Ásia Menor (Turquia Ocidental) é considerado um cão doméstico desde 7000 a.c. 

O Akbash Dog (que significa "Cabeça Branca" em turco) é uma das raças de cães pastores 

existentes na Turquia atualmente. Outras raças turcas são o Kangal Dog, Turkish Tazi, Anatolian Sheeperd, e o Kars Dog.



Características 

O Akbash Dog é descrito como um cão alto e destemido, medindo 30 polegadas de altura na cernelha (cadelas 28 polegadas). O seu pêlo duplo varia de curto para longo, e seu comprimento e espessura é frequentemente influenciado pelo clima. São uma das raças de cães mais agressivas: eles veementemente defendem o seu território de cães e outros intrusos. Possuem grande velocidade e agilidade e são capazes de correr e pegar predadores. Hoje, os Akbash Dog tem ganhado seu lugar entre as outras raças de guarda brancas na América e outros países fora da Turquia. Além de guardar ovelhas e cabras, o Akbash tem tido sucesso na proteção de outras espécies como lhamas, avestruzes e emas. Além do mais, os Akbash podem ser seguros, afetuosos e cães de companhia.


Para saber mais


Aidi



Origem 

Essa antiga raça é originária das montanhas e planaltos do norte da África, mais precisamente do Marrocos, foi naturalmente selecionada para proteger os nômades, seus rebanhos e seus pertences. 

Infelizmente, hoje o número de cães desta raça é bastante reduzido em todo o mundo. 


Características 

O Cão de Atlas tem uma constituição robusta e musculosa. É um cão rústico cujo espesso pêlo semilongo protege do frio das montanhas, bem como das mordidas dos predadores locais. Sua pelagem pode ser branco, fulvo, tigrada, preta ou marrom, podendo ser combinadas com o branco. Não são permitidos exemplares cinzas, isabelas e arlequim. 

Esse cão de grande porte mede entre de 52 a 62 cm na cernelha e pesa aproximadamente 25 quilos.


Comportamento

De um temperamento bastante protetor, o Aidi, como também é conhecido o cão de Atlas, é muito manso e carinhoso com seus donos, inclusive com crianças. 

Caso perceba qualquer perigo contra aqueles a quem considera sua família esse cão reagirá, sem medo, buscando, sempre, a proteção daqueles que ama.

O Aidi é um cão inteligente, ágil e alerta. Portanto, é um excelente cão de guarda.


Para saber mais


Dog breed info: AidiGo
 Pets America: Aidi

Cavalo Shire




Características 

O Shire é o maior cavalo do Reino Unido, talvez do mundo, medindo até 1,80m nos ombros, maior que um homem! Eles pesam tanto quanto um automóvel! São os maiores cavalos do mundo e têm cascos enormes, que lhes dão estabilidade em terrenos irregulares. Há centenas de anos, esses cavalos levavam cavaleiros com pesadas armaduras para as batalhas. 

A natureza gentil do Shire, seu corpo musculoso e firme e as pernas fortesfizeram dele o cavalo ideal para a lavoura. Consegue puxar carregamentos de até 6 vezes o seu peso. Quando os tratores assumiram o trabalho dos 


Shires no campo e os caminhões os substituíram como cavalos de tração, eles quase acabaram. Hoje existem 5.000 exemplares em todo o mundo, e alguns ainda fazem o antigo trabalho. Os Shires fazem bela figura nos desfiles, com a crina e o rabo enfeitados. 

Cor: Preto, marrom, bege ou cinza. 

Altura: mínimo de 1,73 metros; máximo de 1,83 metros. 

Olhos: Grandes, escuros e alertas. Tem uma cabeça forte e uma linda crina. A cauda é implantada alta. A cabeça e a cauda estão sempre eretas. Quando em movimento, apresenta força. 

Éguas: Seguem as características principais da raça, exceto na altura que é um pouco menor e tem uma aparência mais corpulenta e feminina. A égua tem ancas largas e grandes, para ter espaço suficiente para carregar o potro em seu útero.


Para saber mais

Gipsy Horses

domingo, 4 de setembro de 2011

Cacatua



Características

Pertence à família dos psitacídeos, que reúne cerca de 330 espécies. Barulhenta e colorida, a cacatua tem bico encurvado e pés com grande capacidade de movimentação, usados para andar, trepar em árvores e levar comida à boca.São psitacídeos grandes, dotados de um penacho que é erguido em exibições de corte. Encontradas apenas no Sudeste Asiático e na Austrália, são especializadas em comer sementes e quebrar nozes. Se reúnem em grandes bandos. Têm cauda curta. É um dos poucos psitacídeos totalmente brancos, mas existem outras variações de cores, menos conhecidas. Alimentam-se principalmente no solo. 

Asas: As cacatuas são boas voadoras. Suas asas são afiladas ou arredondadas. Quase sempre voam em bandos ruidosos, que podem ter desde pares até centenas de aves.

Bico: Se alimentam basicamente de vegetais. Usam o bico para quebrar e abrir sementes e nozes ou para morder frutos. A maxila superior, maior que a inferior, tem relativa mobilidade. Termina em um gancho pontudo, que utiliza para se alimentar e escalar. A língua costuma ser grossa e áspera. 

Pés: Usam-nos para pegar comida e levá-la à boca. 

A Cacatua Rosa é grande, gulosa, curiosa e, quando não está disposta à brincadeiras, não hesita em bicar o dedo do "colega". 

A Cacatua De Penacho Amarelo tem 50 centímetros, se alimenta de Fitófaga; frutos, rebentos, sementes que apanham no solo, folhas etc. e põe cerca de 4 a 5 ovos que serão incubados por aproximadamente 30 dias. É uma das poucas aves que não apresentam marca facial. Sua íris escura, seu bico negro e o amplo penacho amarelo oferecem um grande contraste com sua plumagem branca. 

A Cacatua de Cauda Vermelha proporciona um exemplo das espécies com plumagem escura.

A Cacatua gang-gang se encontra no extremo Sudeste Asiático, tem corpo cinzento e cabeça com algumas penas dobradas para cima, é uma das espécies que tem a cabeça vermelha e um penacho muito pequeno

A Cacatua das Ninfas tem o aspecto muito diferente das outras cacatuas, está amplamente distribuída por toda a Austrália, ausente em regiões costeiras apenas. Cor geral cinzenta, asas brancas, cauda muito curta, penacho amarelo; esta cor estende-se às faces, onde existem uma mancha vermelho – alaranjada. As fêmeas e os mais jovens tem tons mais diluídos. É a menor das cacatuas, atingindo apenas 30 centímetros.


           


Como cuidar

Antes de comprar uma cacatua é preciso saber que todas elas são ativas por natureza e, quando estão encorujadas no poleiro, certamente estão com algum problema. 

Na cabeça é preciso verificar se os orifícios nasais estão desobstruídos; qualquer bloqueio indica infestação por microorganismos, que podem prejudicar sua função respiratória. A respiração deve ser ritmada; qualquer esforço indica problemas, que podem ser fatais, como os cardíacos. 

O bico não pode apresentar deformações. As cacatuas podem desenvolver excessivamente o bico superior, que interfere na alimentação, e requer cortes periódicos feitos pelo veterinário. 

Ácaros também formam escamas nos bicos. Começa geralmente no bico inferior e, mesmo sendo fácil de remover, pode se espalhar para todas as outras aves do viveiro. 

São bastante suscetíveis em desenvolver com facilidade a doença do bico e das plumas, que determina a quedas e expõe a pele a infecções mais sérias. 

Se o seu peito estiver muito pronunciado e dos lados muito afundados, significa que perdeu peso, que indica alimentação insuficiente ou inadequada, infecções por fungos entre outros. Depósitos de excrementos na cloaca (por onde saem as fezes) indicam transtornos intestinais. 

Nunca adquira de coletores clandestinos. Além de ser ilegal, a ave está estressada e dificilmente sobreviverá, devido aos maus-tratos que sofreu no transporte. 

É preciso ter um viveiro para acomodar adequadamente uma cacatua, devido ao seu grande tamanho. Elas adoram descascar os poleiros, atividade que evita o crescimento excessivo do bico e as mantém quietas e entretidas. Ofereça alguns brinquedos, para deixá-las mais tranqüilas. 

No inverno, dentro do viveiro, será necessário a instalação de esconderijos, para que possam se proteger do frio. O viveiro deve ser instalado corretamente, evitando correntes de ar, que provocam pneumonia, e também tem que ter partes de sol e sombra. 

Ao cuidar das aves as mãos dos donos devem estar muito limpas. Por isso, fumante precisam lavar muito bem as mãos, para evitar intoxicação das aves. 

As plantas devem ficar longe de seu alcance, porque elas adoram bicá-las e algumas podem ser venenosas. Podem inclusive derrubar vasos pequenos.

Os restos de comida perecíveis (folhas, frutos e legumes) devem ser retirados da gaiola no fim do dia, porque se estragam com rapidez e atraem muitos insetos. A água de beber deve ser trocada diariamente e a banheira com água (para a ave se banhar) deve ser retirada logo após o banho das mesmas, para evitar que caiam excrementos e alimentos que sujam a água e evitar que a ave beba desta água suja. 

O piso da gaiola deve ser trocado diariamente com papel–jornal. Em boas condições, as cacatuas têm grande longevidade: podem viver de 40 a 50 anos, com a mesma vivacidade de uma ave jovem.


Para saber mais

Cães e Cia on line
Saúde Animal



Korat



Origem

O Korat é originário do Planalto de Korat, na Tailândia, país onde é considerado um símbolo de felicidade e por essa razão não é vendido, mas apenas oferecido como um valioso presente. 

Conhecida por Si-Sawat em seu país de origem, essa é uma das raças mais antigas do mundo eis que se tem conhecimento que já em 1350 era criado no Gatil Real da Tailândia. Reservados à realeza, era tradição dar esses belos gatos aos jovens casais de príncipes.

A primeira aparição desses gatos na Europa foi em 1896, na Inglaterra, sob a denominação de siamês azul, mas apenas em 1959 o primeiro casal de Korat, Nara e Dará, chegou no Oregon, nos Estados Unidos. 

Ainda hoje, para ser considerado um verdadeiro Korat os ancestrais dos gatos devem poder ser rastreados até a Tailândia.


Características

A principal característica do Korat é sua cor de rara beleza: azul prateado. Essa tonalidade tão particular chamada de espuma de mar pelos tailandeses se deve ao tipping ou seja a ponta de cada pêlo é prateada. Nenhum outro tom é admitido. O pêlo é curto, sedoso e fino. 

Seu corpo, de pequeno a médio porte, é semicobby, ou seja, nem compacto nem esbelto. Seus olhos, redondos, são, nas palavras dos tailandeses, verdes como o arroz que brota. 


Comportamento

O Korat é um gato calmo e muito carinhoso que não gostam de agitação ou barulho. Esses gatos apreciam a companhia de seu dono e se entende bem com outros animais.


Para saber mais

Korat Cat Association (UK)
Gentlegifts Korats




sábado, 3 de setembro de 2011

Sussex spaniel





Origem


A raça foi desenvolvida, por volta de 1795, no condado de Sussex, na Inglaterra, por Fuller of Rosehill, Conde de Sussex. Ele procurava um cão mais adaptado para capturar as aves que se encontravam em meio aos espessos arbustos da região. Em sua busca pelo cão adequado para suas necessidades o Conde cruzou exemplares de Liver and White Norfolk, Field Spaniel e Springer Spaniels.

A raça foi uma das dez primeiras a ser admitida no Stud Book quando da criação do American Kennel Club em 1884. No entanto, após a segunda guerra, em 1945, apenas 5 exemplares da raça subsistiam.

Atualmente essa raça é bastante rara, sendo mais fácil encontrar exemplares nos Estados Unidos do que em sua Inglaterra natal.


Características

O Sussex Spaniel é um cão de médio porte (33 a 41 cm) e de patas curtas, ou seja, é mais longo do que alto, como um bassê, por exemplo. Ele é muito massivo, musculoso e forte (20kg). Sua pelagem, abundante e ligeiramente ondulada, é de cor completamente fígado dourado, podendo ter uma pequena mancha branca no peito, apesar disso não ser desejado pelos criadores.

Os cães dessa raça tem uma expectativa de vida de aproximadamente 12 anos e os principais problemas de saúde associados à raça são a surdez, infecções nos ouvidos e displasia. Os Sussex também têm tendência a obesidade razão pela qual deve ser exercitado regularmente.


Comportamento


Os cães dessa raça são bastante enérgicos e dóceis com seus donos. Mais calmos que Cockers Spaniels e mais agitados do que o Clumber Spaniel, o Sussex Spaniel é um bom cão para famílias com crianças.

Porém, podem ser desconfiados com estranhos e bastante cabeçudos de modo que é recomendado que sejam treinados desde a mais tenra idade. Além disso, é importante destacar, que ao desenvolver a raça seu criador queria um spaniel que latisse ao caçar. Sendo assim, o Sussex Spaniel pode se revelar bastante barulhento.


Para saber mais

Sussex Spaniel Club of America
Sussex Spaniel Association



 

Braco Dupuy




Origem

O Braco Dupuy teria se originado no século XIX, na França, pelo cruzamento entre um lebréu (greyhound ou sloughi) e um branco francês realizado pelos irmãos Dupuy que queriam um cão capaz de concorrer com o Pointer inglês.

Uma outra versão diz que a raça é fruto do cruzamento entre uma setter branco e vermelha e um cão de raça desconhecida.

O padrão da raça foi escrito em 1963 e atualmente são poucos os exemplares da raça em todo o mundo.

Características


Elegante. Este é o adjetivo mais utilizado para descrever este que é o maior de todos os bracos franceses, podendo medir até 68 cm na cernelha e pesar até 28 quilos. Devido ao seu ancestral lebréu, o Braço Dupuy é conhecido por sua grande velocidade. Sua pelagem, bem curta, é branca, com manchas ou manta marrom escura.

Comportamento

A raça é bastante ativa, obediente e inteligente, precisando de bastante exercício. Ele possui um excelente faro e se adapta a todo tipo de caça, no entanto, não é bom na água.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More